Avaliação técnica confirma sucesso dos projetos sociais da entidade

IMG_0168 (1)Melhoria das condições de vida e cidadania são os principais resultados das ações sociais promovidas pelos projetos da Caritas

A equipe técnica da Caritas realizou recentemente uma avaliação dos projetos sociais desenvolvidos durante o ano de 2013, junto à população do Morro das Pedras. A metodologia aplicada contou com coleta de dados em duas etapas: individual e coletiva, além de análise quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos corresponderam às expectativas da entidade ao confirmarem o impacto positivo que as ações sociais desenvolvidas nos projetos: Nossa Comunidade, Caritas para Adolescentes, Rotativo Solidário e Gestante Cidadã geraram na vida de seus participantes, com melhoria das condições de vida e da cidadania.

O público atendido pela Caritas é composto por moradores da comunidade Morro das Pedras que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Caritas busca, através das intervenções sociais de sua equipe técnica e de voluntários:  desenvolver a capacidade de agir das pessoas diante das dificuldades enfrentadas no cotidiano e conscientizar cada participante sobre o seu potencial e suas habilidades individuais, para assim melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

O painel abaixo faz, em linhas gerais, um comparativo entre os diagnósticos realizados antes e depois do desenvolvimento dos projetos junto ao público participante.

Projetos / Públicos Cenário social antes do desenvolvimento dos Projetos Resultados alcançados pelos Projetos
Nossa Comunidade

Público: Idosos

• Precariedade de acesso à renda.• Falta de informação e dificuldades de acesso aos benefícios e serviços públicos disponíveis para a população • Desenvolvimento humano e social, mais autonomia e capacidade de agir, produzir, se relacionar, se proteger e também tomar decisões;
• Acesso à renda e mais chances de inserção no mercado de trabalho;
Caritas para Adolescentes

Público: Adolescentes

• Falta de informação sobre cuidados com a saúde, alimentação e hábitos saudáveis de vida; • Acesso aos benefícios públicos disponibilizados pelo governo.• Acesso aos serviços públicos de assistência social, saúde, cultura e lazer, dentre outros;
Rotativo Solidário

Público: Adultos

• Baixo desempenho escolar, baixa escolaridade e/ ou evasão escolar;• Isolamento social; • Incentivo ao acesso e permanência na escola.
Gestante Cidadã

Público: mulheres na primeira gravidez

• Vínculos familiares e comunitários fragilizados;• Pessoas vitimadas pela discriminação, desigualdade social, intolerância;• Pessoas fragilizadas vítimas de violência;• Valorização do poder atrelado ao consumo;

• Dificuldade de se expressar, falta de atitude, de perseverança;

• Falta de planejamento de vida, de carreira, de futuro;

• Adolescentes grávidas sem apoio e informação sobre saúde, parto e cuidados com o bebê.

• Melhoria do relacionamento interpessoal, através da criação e fortalecimento de vínculos de amizade, afeto e apoio. Os participantes saem do isolamento social e ampliam o círculo de amizades;• Realização pessoal e social, com melhoria da autoestima e autoconfiança;• Prática de hábitos saudáveis;• Incentivo à cidadania, à convivência social, promovendo valores de respeito, solidariedade e ajuda mútua;

• Incentivo à produção coletiva;

• Exercício da tolerância e convivência com as diferenças;

• Promoção da saúde, informação e autonomia das gestantes.