Certificação 2º Semestre

Em dezembro de 2016, os jovens do Projeto de Apoio ao Adolescente participaram do encerramento das atividades do segundo semestre. Avaliando as ações desenvolvidas durante o período e o avanço dos jovens perante elas, os responsáveis pela Caritas conversaram sobre os cursos ofertados com o objetivo de rever ações e conteúdos, bem como estabelecer novas metas.

Como parte da comemoração, os adolescentes receberam os certificados da Caritas junto a uma lembrança. Uma das integrantes do grupo, Lídia, relatou os impactos do projeto na vida dos jovens. Em sua fala, ela abordou o seu despreparo e insegurança antes do projeto, e o quanto as ações ajudaram ela os demais a serem mais preparados para o trabalho e para a vida, abrindo possibilidades para todos. A jovem ainda ressaltou a união e companheirismo da turma. Ademais, o Presidente da Caritas, Rafael, e a Coordenadora dos Projetos Sociais, Camila, discursaram sobre as ações desenvolvidas.

Por fim, foi exibido um vídeo com fotos de diversas atividades realizadas, no qual muitos jovens se emocionaram.

De acordo com a psicóloga Luciana Prado, “Essa turma foi especial; não só pelo aprendizado, mas pela trajetória de grupo. Se fortaleceram, aprenderam a trabalhar em equipe, exercitaram a tolerância e o respeito com o outro, souberam internalizar e exercer as regras, além de construírem laços fortes de amizade. Chegaram ao final realmente como um grupo, com unidade e pertencimento. E com a visão ampliada de mundo, sabendo que são capazes de conquistar seus sonhos,pois aprenderam aqui que tem habilidades suficientes para ir em busca do que quiserem. Aprenderam a ter autonomia e segurança em si mesmos. E um indivíduo que sabe de seu potencial, já tem a melhor ferramenta para o sucesso”.