Projeto Caritas de Amparo à Mulher e à Pessoa Idosa

No dia 07 de março, foi realizado o primeiro encontro do ano com as mulheres e as pessoas idosas do Projeto Caritas de Amparo à Mulher e à Pessoa Idosa, na região do Morro das Pedras.

O encontro foi iniciado com o canto da música Momento Novo: “Por isso, vem! Entra na roda com a gente, também! Você é muito importante”, do autor Ernesto Cardoso e outros. Posteriormente, tivemos o momento “Palavra de Acolhida”, em que a equipe da Caritas, membros da Diretoria, voluntários e a assistente social deram boas vindas às participantes.

Foi realizada a Dinâmica das Flores, pela voluntária Nadir. Na atividade, cada participante escolheu uma flor do cesto e disse sua expectativa para o Projeto, durante o ano de 2017. As participantes relataram o desejo de paz, saúde, o desejo de que o grupo esteja sempre cheio, que seja alegre, que tenha amizade, que seja sempre muito produtivo.

No segundo momento a voluntária Margarida e a participante Luci fizeram a leitura do texto bíblico do Evangelho de Mateus, que fala sobre o “verdadeiro tesouro” e do poema “O pobre a Pérola” (autor desconhecido) que fala sobre as pérolas da vida. Foi proporcionado um momento de reflexão sobre o tema, sempre relacionando com a vivência grupal.

O momento de acolhida terminou com o canto da música “O que é, o que é” de Gonzaguinha. O voluntário João Flávio esteve presente para alegrar o encontro com o violão. Foram realizados ainda, alguns acordos sobre a programação das atividades e sobre o objetivo do grupo. Foi destacado que no grupo todas as participantes são também voluntárias, que se dedicam ao grupo, para promover o bem para a comunidade. Foi sugerida a continuidade das oficinas de bordado, crochê, pintura, costura de enxovais para bebês, passeios, atividades com música, visitas às pessoas doentes da comunidade e a realização de eventos temáticos, por exemplo, a festa junina.